Ministério da Indústria
Economia

Indústria realiza workshop sobre normalização


O Ministério da Indústria, através do Instituto Angolano de Normalização e Qualidade (IANORQ) realiza quinta-feira, 25, no Anfiteatro Afonso Van-Dúnem Mbinda, Edifício Kilamba, um workshop sob lema: “Normas Internacionais e a Quarta Revolução Industrial”.




O acto, cuja abertura está marcada para as 8h30, tem como principais objectivos a sensibilização dos cidadãos sobre questões relativas à matéria da qualidade mormente à normalização, destinando-se, assim, a entidades e instituições públicas, associações, empresas públicas e privadas, instituições bancarias, universidades e público em geral.



O encontro esta inserido no quadro da celebração do Dia Internacional da Normalização, assinalado a 14 de Outubro, bem como ao dia do IANORQ, que se assinala no dia 25 de Outubro (quinta-feira).



O workshop reserva temas tais como “O Plano Nacional de Normalização”, “A Normalização e a Quarta Revolução Industrial”, “Impacto das Normas no Processo de Diversificação da Economia Nacional” e “O papel das Normas no Processo de Certificação”.



Em Angola, a entidade pública responsável pela actividade de normalização é o Instituto Angolano de Normalização e Qualidade (IANORQ), um instituto público do sector produtivo tutelado pelo Ministério da Indústria.



O referido Instituto, no âmbito das suas atribuições estabelecidas pelo seu Estatuto Orgânico aprovado através do Decreto Presidencial nº 103/15, de 12 de Maio, é responsável pela execução da política do Executivo no domínio da promoção, organização e desenvolvimento do Sistema Angolano da Qualidade, bem como o asseguramento da realização da Política Nacional da Qualidade.



O IANORQ é membro correspondente da ISO há mais de 16 anos.



O dia mundial da normalização é celebrado todos os anos a 14 de Outubro, pelos Estados Membros da ISO (Organizanização Internacional de Normalização), da IEC (Comissão Electrotécnica Internacional) e da ITU (União Internacional de Telecomunicações), como forma de reconhecimento aos esforços dos especialistas de todo o mundo que desenvolvem as normas técnicas.



A Cooperação Internacional para a Normalização (uma colaboração de alto nível entre a IEC, ISO e ITU) acredita que as normas internacionais são um instrumento importante para o comércio global e desenvolvimento económico.Elas providenciam uma estrutura harmonizada, estável e globalmente reconhecida para a disseminação e uso de tecnologias.