Ministério da Indústria
Sociedade

Indústria gráfica garante entrega de manuais escolares

De acordo com o seu presidente do Conselho de administração, Carlos Cunha, a empresa está a trabalhar afincadamente no sentido de proceder a entrega atempada dos manuais ao Ministério da Educação.

A garantia foi dada durante uma visita efectuada pela ministra da Indústria, Bernarda Martins, que visou apurar o grau de funcionamento das principais gráficas do país.

“Comprometemo-nos junto à ministra tudo fazer para entregar os manuais o mais rapidamente possível independentemente de algumas condições financeiras que têm que ser criadas. Vamos trabalhar 24 horas por dia para entregar os manuais antes do tempo previsto”, garantiu.

Por sua vez, a ministra da Indústria garantiu que o Executivo vai, neste trimestre, proceder ao pagamento da dívida às indústrias gráficas do país, daí ter sensibilizado os responsáveis destas instituições a continuar a produzir e fazer a entrega dos manuais e livros escolares.

Bernarda Martins, que também visitou a gráfica Damer. AS e a Unimater, esclareceu que a dívida do Estado em relação a grande parte das gráficas do país é razoável e tem vindo a se acumular devido às dificuldades financeiras existentes no país.

Prometeu que o Executivo, através do Ministério das Finanças, vai trabalhar na mobilização de alguns pagamentos e a disponibilização de algumas divisas, para funcionamento das gráficas em 2018.

“Entre 30 e 60 dias as nossas indústrias estarão em condições de fazer entrega dos manuais necessários para 2018. O Ministério da Educação tem a necessidade de cerca de 40 milhões de livros/ano e as nossas indústrias, com os seus próprios esforços, sem pagamento, sem divisas, têm já uma pequena parte”, sublinhou.

A visita da ministra da Indústria contou também com a presença do director-geral do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Escolar (INIDE), David Chivela, que informou que, dos 40 milhões de manuais escolares, o Ministério da Educação conta com um stock de 10 milhões de livros, já em distribuição em todo o país.