Ministério da Indústria
Economia

Indústria recebe oito novos contratos de investimento privado

O Ministério da Indústria procedeu nesta quarta-feira 24, em Luanda, a assinatura de oito contratos de investimento privado, avaliados em USD 75.148.776,00 (setenta e cinco milhões, cento e quarenta e oito mil e setecentos e setenta e seis dólares dos EUA).

Deste global, uma média de 70 % representa investimento interno (nacional), com USD 55.148.776,00 (cinquenta e cinco milhões, cento e quarenta e oito mil e setecentos e setenta e seis dólares dos EUA).

Os projectos aprovados serão implementados nas províncias de LUANDA (5), BENGUELA (2) e CABINDA (1). Com sua execução, prevê-se a criação de 203 postos de trabalho directos, dos quais 191 para trabalhadores angolanos.

Os investimentos estão em conformidade com a nova política de investimento privado e respondem aos vários objectivos identificados no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND2013-2017), contribuindo, assim, para o fomento da produção nacional, promoção do emprego e qualificação da mão-de-obra nacional, propiciar o abastecimento eficaz do mercado interno, bem como garantir a substituição das importações.

Sob orientação da ministra Bernarda Martins, os contratos foram rubricados pelo director da Unidade Técnica de Investimento Privado (UTAIP), Miguel Domingos Soares Luís, com investidores nacionais e estrangeiros.

Os projectos em referência enquadram-se nos sub-sectores de bens alimentares, indústria de pasta de papel, cartão e seus artigos, indústria metalúrgica e de produtos químicos.